x
×
Siga o Top de Marcas nas redes sociais
Comunicação

Como os algoritmos do Instagram podem impactar o seu negócio

Entenda mais sobre os algoritmos do Instagram e saiba o que fazer para a sua empresa não ficar refém das incertezas das redes sociais

algoritmos do Instagram

Recentemente, os algoritmos do Instagram voltaram a ser pauta de debates e reclamações dos usuários das redes sociais. Dentre algumas funções, os algoritmos determinam a ordem em que as publicações são distribuídas no Feed, Stories e Reels. 

Esse ranqueamento de conteúdos, considerados relevantes, é feito com o auxílio da inteligência artificial. Inúmeros dados são analisados, em teoria, para serem aplicados ao que for mais relevante para cada usuário. Os três princípios básicos são: temporalidade, engajamento e relacionamentos. 

Desde maio de 2022, o Instagram vem promovendo atualizações e causando uma certa insatisfação coletiva. A reclamação principal é a de que as atualizações relacionadas às funcionalidades da rede estão deixando-a parecida com o seu principal concorrente: o TikTok. 

A tendência, contudo, é que mais redes sociais adotem estratégias do aplicativo chinês, já que a plataforma está em ascensão. Segundo o relatório do Business of Apps, em 2021 o faturamento do TikTok aumentou 142% em relação ao ano anterior, gerando US$4,6 bilhões de receita. A marca é considerada a rede social que mais cresce no mundo. 

Não aposte todas as suas fichas apenas em algoritmos do Instagram

O fato é que, assim como os algoritmos do Instagram, as transformações na internet são rápidas e, por conta disso, as redes sociais são ambientes de muitas inconstâncias. Sempre haverá mudanças para se destacar no mercado ou para lidar com a concorrência e, nem sempre, irão beneficiar o usuário. Ou seja, uma estratégia de marketing aplicada hoje pode não funcionar na próxima semana. 

No âmbito corporativo, as incertezas das plataformas podem ser ainda mais preocupantes. Se sua empresa depende organicamente, única e exclusivamente das mídias digitais, é importante repensar esta decisão. É cada vez maior a necessidade de investimentos em gerenciamento de dados, a fim de entender melhor o consumidor, e em oportunidades de relacionamento além do digital. 

A comunicação é a base para a construção de vínculos com o consumidor. Com a tecnologia, ficou ainda mais fácil e acessível. Mas, se há instabilidade nos canais digitais, o relacionamento pode se tornar raso e ineficaz. Repense quanta energia você gasta se adequando às tendências e formatos das redes sociais e qual tem sido o seu retorno. E o que poderia ser feito no offline para construir um ambiente mais controlado. 

Invista em especialistas e em um bom canal institucional

Na prática, a comunicação digital vai além da experiência como usuário. É importante aderir ao conhecimento detalhado aliado à estratégia, técnica e planejamento, o que demanda estratégias profissionais. 

É também relevante às empresas semear um ambiente virtual estável para a interação com o cliente por meio da construção de um canal próprio. Ao criar um site para o seu negócio, o controle fica em suas mãos. Além disso, a empresa que tem um site profissional, com bons conteúdos e boas experiências interativas, passa mais credibilidade e tem mais chance de ser encontrada.

E lembre-se: uma empresa que não está presente no espaço digital e que não tem um site próprio se destaca menos em relação aos seus concorrentes e não passa confiança ao cliente.

Muitas vezes, para se adaptar às mudanças dos algoritmos do Instagram, as empresas acabam se esquecendo das características únicas que as destacam das demais. Não é necessário moldar completamente a identidade de seu negócio para conseguir resultados e engajamento, mas sim investir no mapeamento de dados e de estratégias para se sobressair no desafio de chamar a atenção do consumidor, e diversificar a sua presença na web e no meio físico.

Por isso, é importante investir em profissionais capacitados com experiência na área. Na CRCOM, você encontra um time de jornalistas prontos para realizar o planejamento completo da comunicação corporativa da sua empresa. Tudo com estratégias que visam a interação com o seu público e o alcance dos seus objetivos, estabelecendo um diálogo assertivo alinhado ao propósito da sua marca para que conquiste visibilidade e reputação.

Leia mais: O poder das marcas em movimento

Pesquisa
Realização