Bebidas
Dinâmico e variável – é assim que o setor de bebidas pode ser definido no Brasil. Isso se deve ao fato de que o consumo de bebidas varia muito de acordo com o momento que o brasileiro está passando. Assim como no setor de alimentação, a pandemia teve impacto direto no consumo de bebidas, aproximando o consumidor do delivery desses produtos também. Observamos o crescimento de diversos aplicativos, especialmente em bebidas alcóolicas. Como as medidas de restrição mantiveram os bares fechados por um tempo, o consumidor criou seu próprio happy hour, em casa.
CLÁUDIA ROMARIZ - junho 21, 2021
Água Mineral
Para os apucaranenses o contato direto com a marca no ponto de venda é muito importante. Por isso, muitos produtos no segmento de alimentos e bebidas que constroem relacionamentos com os supermercados da região estão entre os mais lembrados pelos consumidores. Esse é o caso da Água Maceratti que esse ano conquistou a lembrança do apucaranense como a marca que primeiro vêm à memória no segmento Água Mineral. A empresa acredita que a comunicação direta com os consumidores é responsável por essa lembrança espontânea, especialmente em um setor de forte competitividade.
Café
Outro item tradicional da mesa do brasileiro é o café, presente em vários momentos do dia. Para Sidney Fávaro, diretor comercial do Café Jandaia, o mais lembrado pelo apucaranense, a pandemia significou um tempo de oportunidades para o segmento. “Aumentamos nossas vendas e acredito que, com mais tempo em casa, as pessoas investiram mais na apreciação do café. Sentimos o aumento das vendas especialmente nos supermercados”, comentou. A marca ampliou os investimentos nas redes sociais e em mídias locais.
Cerveja
A Brahma vem aumentado a proximidade com os consumidores criando iniciativas nas mais diversas plataformas e nos mais variados canais. “Hoje, não existe uma única forma de nos mantermos conectados. Para nos ajudar nessa caminhada temos duas plataformas muito fortes: o futebol e o sertanejo. Dentro do esporte, somos parceiros dos principais clubes do país e temos desenvolvido todos os anos diversas iniciativas voltadas para os torcedores. Já no universo musical, somos a marca Nº1 do sertanejo, sempre desenvolvendo conteúdos únicos e inéditos”, destaca a assessoria da marca. Em todas as ações da marca os consumidores estão no foco e são o centro das decisões. Com o isolamento social, a marca viu uma oportunidade de intensificar a produção de conteúdo. “Não paramos nas lives. Também trouxemos outras atrações como o Arena Brahma e o Quiz Brahma Live, e terminarmos o ano de 2020 com a segunda temporada de O Próximo Nº1 VillaMix. Já neste ano, seguimos nesse caminho com o Bastidores Brahma e o Papo de Brahmeira”.
Leite
Há mais de 40 anos no mercado, a Leite Líder oferece produtos diversificados no mercado de laticínios. Durante os anos de 2020 e 2021, a empresa investiu em uma comunicação mais assídua e digital: “Buscamos estreitar as relações comerciais de forma online com contato telefônico e aplicativos de conversa. Inicialmente sofremos o impacto pela falta do contato pessoal, porém buscamos encontramos novas formas de viabilizar nossa operação e estamos nos adaptando todos os dias ao novo modelo de negócio”, afirmou o gerente de vendas Alexandre Bento.
Refrigerante
Sempre no topo da lembrança, o refrigerante Coca-Cola segue invicto como o mais lembrado no Top de Marcas. Além de mundialmente conhecida, a Coca-Cola também investe em iniciativas de comunicação regionais para estar cada vez mais ativa na mente dos consumidores. Durante a pandemia, apostou em diversas iniciativas de sustentabilidade e também em uma comunicação com mais diversidade, buscando conversar com públicos diferentes em suas redes sociais que atualmente é uma das principais formas de engajamento da marca.
Conheça as outras marcas vencedoras
Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.