Alimentação
Um novo gosto
Busca pela qualidade do cardápio e investimento no delivery impulsionam o setor de alimentação
O último ano foi de testes e muito aprendizado para o setor de alimentação. Com foco total no delivery nos momentos em que os espaços físicos não podiam abrir, as empresas do setor foram obrigadas a pensar em novas soluções para atender seus clientes e, principalmente, continuar operando. Do momento difícil, ideias inovadoras surgiram e várias delas serão mantidas e aprimoradas, mesmo com os salões abertos novamente para o público. Mas uma preocupação é comum a todas as marcas: a manutenção da qualidade dos produtos.
CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 10, 2021
Restaurante Self-Service
A marca criada pelo gaúcho Enio Sehn há 42 anos é sinônimo de prestígio em seu ramo. E há 19 anos seguidos ela está no prêmio Top de Marcas. O Dá Licença oferece, em suas quatros unidades, opções de pratos que encantam os paladares mais exigentes. Com as limitações da pandemia, a meta da empresa não foi adiada: o fortalecimento do nome, tendo como âncora o Recanto Dá Licença. O espaço que alia gastronomia e lazer ganhou 12 quadras de beach tennis e uma pizzaria. O Recanto passou a abrir durante a semana com o self-service, assim como as lojas da Rua João Cândido e dos Shoppings Boulevard e Royal. “Toda a operação, por mais complexa que seja, é baseada em valores básicos: soluções de alimentação saudável, diversificada e acompanhada de serviços de qualidade, que proporcionem momentos agradáveis aos clientes”, afirma a sócia-proprietária Cintia Sehn.
Churrascaria
O prazer da mesa farta é uma das principais ofertas de uma boa churrascaria. A experiência é ainda mais tentadora quando se tem a garantia da tradição e dos produtos de qualidade. É o que a Chimarrão entrega aos seus clientes há mais de três décadas. Não era para ser diferente que o público tivesse a certeza que, durante a pandemia, a qualidade do serviço se manteria à altura das carnes que circulam no salão. A velocidade das mudanças exigiu gestão técnica e responsável, o que trouxe a otimização de processos e custos. A tradição ganhou a renovação do tempo até mesmo no cardápio. “Surgiu um novo estilo de vida, mais preocupado com saúde. Por isso, a parceria com fornecedores garantindo alimentos frescos e direto do produtor, atendimento em espaços individualizados e o serviço de entrega com nossos kits promovem a segurança alimentar e o sabor do autêntico churrasco gaúcho”, afirma a empresária Marisol Chiesa, proprietária da casa.
Pizzaria
Do forno à lenha, os discos de massa crocante muito bem recheados não deixam o pensamento dos londrinenses. Tanto que a pizzaria Borelluccio, com 30 anos de funcionamento, se mantém no gosto da clientela mesmo com um mercado sempre muito concorrido. Com excelente variedade de sabores, desde o paladar mais sofisticado que prefere a de alho-poró com cream cheese, até os mais tradicionais adeptos à napolitana, todos são elaborados com produtos selecionados. Sob a batuta de Vander Luiz Borelli, a casa localizada na Avenida Maringá agora aposta em seu próprio aplicativo, com a possibilidade de receber pedidos e pagamento on-line, além de ofertar aos clientes um programa de fidelidade. Com a garantia dos protocolos sanitários impostos por conta da pandemia da Covid-19, o prato tradicional dos domingos está garantido todos os dias da semana.
Restaurante Chinês
O segmento registrou empate técnico entre as marcas China in Box e Taiwan.
Buscar a comunicação totalmente nos canais digitais foi o principal esforço do China in Box no último ano. Uma verdadeira transformação tecnológica continua sendo prioridade dentro da companhia. O trabalho é aumentar a constância no dia a dia do consumidor nas redes sociais. Conhecida por seus clientes pela expertise no delivery, a rede de restaurantes precisou enfrentar uma forte concorrência no setor ao longo da pandemia. “Mantivemos a qualidade da comida, do atendimento, do delivery e do pós-venda. Iremos lançar também novos pratos até o final do ano e fazer campanhas digitais para mostrar inovação e qualidade”, aponta a rede. Entre as novidades no cardápio estão novas opções de pokes e o Orange Chicken, que está caindo no gosto dos clientes e fazendo sucesso nas vendas. E a promessa é de que mais novidades irão surgir nas tradicionais caixinhas vermelhas.
A tradição de seus pratos faz com que o Taiwan não saia da memória dos londrinenses. Fundado em 1968, o restaurante mantém suas portas abertas em frente à Praça Tomy Nakagawa, na região central, diariamente para almoço e jantar em seus dois ambientes. A marca, construída ao longo dos dois últimos anos, foi fundamental para que sobrevivesse ao período em que os clientes não puderam ser servidos presencialmente. “Vencemos esses desafios ampliando a equipe de entrega e fortalecendo esse nicho de trabalho, mas foi um desafio manter as vendas e todos os funcionários contratados com suas remunerações em dia”, lembra Guilherme Simões, sócio proprietário. Para a felicidade dos comensais, a casa mantém delícias como lombinho de porco frito no alho e salpicado com salsinha e cebolinha, o tradicionalíssimo Yakisoba e o colorido Yakimeshi.
Supermercado
Oferecer a melhor experiência de compra. Essa é a base do trabalho do Super Muffato para permanecer entre os londrinenses como o supermercado mais lembrado. A rede marca sua presença na cidade e tem lojas sempre à mão, em todas as regiões. “Nos próximos anos, a análise do cenário mercadológico continuará como já é: constante! O foco sempre será o cliente: sua melhor experiência de compras, de forma personalizada”, adianta Everton Muffato, diretor do grupo. Maior rede do Paraná com 18 mil colaboradores diretos e mais de 10 mil empregos indiretos, o Super Muffato cumpre seu olhar atento à sociedade. Com a parceria o Programa Mesa Brasil, do Sesc, faz a doação de toneladas de alimentos mensalmente, além de participar de ações pontuais. “Acreditamos que a ação mais importante durante a pandemia foi manter o quadro de colaboradores sem demissões, com investimentos na ampliação e expansão de lojas”, conclui.
Restaurante Japonês
Não importa como chegam à mesa, seja pela variedade ofertada no rodízio ou pelos selecionados pratos à la carte, o restaurante Sugoi se mantém como o mais lembrado pelos londrinenses. O resultado da pesquisa prova que, nem mesmo no período em que os restaurantes precisaram ficar com as portas fechadas durante a pandemia, a marca se distanciou dos clientes. “Mantivemos nossa comunicação com o público através dos canais de mídia que trabalhamos, sempre adaptando as estratégias de comunicação”, diz Luciano Heiji Tadeo, do time da administração do restaurante. Com um cenário mais próximo à antiga normalidade, a casa acredita que o período difícil foi de aprendizado. “Iremos manter as melhorias que buscamos e aplicamos durante a pandemia. Acreditamos que, dessa forma, iremos proporcionar uma experiência ainda melhor aos nossos clientes”, garante.
Buffet
Referência de bom gosto e serviço de qualidade impecável, o Buffet Planalto atravessa as décadas com a força da experiência e a atenção para o desejo de sua clientela. O reconhecimento pelos londrinenses é fruto do árduo trabalho iniciado por Antonio Chineze há 50 anos – continuado por sua família. Em seu salão, grande parte das pessoas já experimentaram diferentes emoções, seja em casamentos, aniversários, formaturas ou recepções comerciais. Ultrapassando a necessidade do distanciamento social, as comemorações estão voltando gradativamente com toda a segurança necessária. Como desdobramento de espaços mais amplos, a empresa oferta a Graciosa by Planalto, na Chácara Graciosa, zona sul da cidade, como opção para a realização de eventos em um espaço mais amplo. O cardápio que garante a satisfação dos convidados tem sua qualidade inquestionável, atento à especialização da gastronomia para atender ao mercado fitness e vegano, com opções de produtos sem glúten, sem lactose e zero açúcar.
Restaurante Italiano
A tradição da secular culinária italiana dita que a boa qualidade dos ingredientes é o fundamento para que a refeição seja um sucesso. No restaurante Bollogna, essa lei é seguida à risca. “Acreditamos que a qualidade dos produtos, feitos artesanalmente desde sempre, somados ao atendimento gentil e eficaz, tornam a experiência positiva para o cliente”, aponta a casa. Apesar do amplo salão com dois ambientes para 230 pessoas, localizado na Avenida Tiradentes, a empresa teve uma nova experiência com o serviço de delivery. “Não nos faltou coragem e determinação, especialmente sem deixar que a qualidade do nosso restaurante caísse em nenhum momento, apesar de todas as circunstâncias negativas”. O resultado do trabalho também segue os preceitos italianos: o valor às famílias ligadas ao estabelecimento – tanto dos colaboradores, como dos clientes.
Panificadora
Vitrines repletas de cores e sabores. Doces, tortas dos mais diferentes recheios entre outros muitos salgados e uma variedade de pães são tentação para qualquer um. A garantia de satisfazer desejos é um dos principais desafios do ramo da panificação e confeitaria. Não basta atender ao bairro, é preciso ser uma referência. Esse é o empenho da Pandor ao longo de seus quase 20 anos de serviço. O período mais crítico, de portas fechadas, já passou e agora a sensação é de reencontro com os clientes. “Nossos clientes estão voltando a frequentar nossa loja. Com isso, estamos retomando o crescimento. Ficou como parte dos nossos serviços, o atendimento virtual e o delivery, para que possamos sempre atender a todos com a mesma qualidade e excelência”, assegura o empresário Amin Issa, proprietário da Pandor, com a confiança de estar pronto para novos desafios.
Marca de Sorvete
O slogan “Viva Momentos Deliciosos”, da Sávio, é mantido fielmente no atendimento de seus clientes. Com a restrição das pessoas circulando na rua, a aposta da marca foi em proporcionar alegrias em datas comemorativas. “Mostramos a importância da união familiar. Com isso, investimos no calendário de datas comemorativas onde criamos e efetuamos ações nas datas dos Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças”, aponta a empresa, estabelecida há mais de 70 anos. A tradição da receita italiana é mantida, com a garantia da proporção de 73% de leite na sua composição, o que garante a cremosidade da sobremesa. O resultado é a forte presença no mercado local, mesmo frente a marcas multinacionais. Por isso, a Sávio aposta no futuro em um mix de produtos reconhecidos por seu paladar e na qualificação de seus colaboradores. Novidades nos potes e palitos vêm por aí.
Conheça as outras marcas vencedoras
Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.