Bebidas
Um brinde à qualidade
Encontros de amigos e família, bate-papo na cafeteria ou no bar e a certeza de encontrar uma boa experiência para comemorar momentos especiais ou relaxar no fim do dia. No segmento de bebidas, marcas tradicionais dividem a bandeja com novos rótulos e, em comum, todas investem no mix de produtos e estratégias para ficarem cada vez mais próximas dos consumidores, seja através dos pontos de venda, dos canais de comunicação ou dos serviços oferecidos.
CLÁUDIA ROMARIZ - novembro 20, 2023
Água Mineral
A Crystal, a mais lembrada no segmento água mineral em Londrina, é também líder nacional no setor e com a maior distribuição no país. Um dos atributos é a sustentabilidade ambiental. A Crystal foi pioneira ao trazer para a América Latina em 2010, a PlantBottle, uma garrafa PET com matéria-prima de origem vegetal. Também foi pioneira na diminuição de peso de 15,6g para 12g, o que deixou a garrafa Crystal mais flexível, facilitando a coleta do lixo para o processo de reciclagem. A marca também lançou a primeira garrafa de água mineral do país feita 100% com resina reciclada a partir de garrafas PET, reduzindo a necessidade de novos insumos, o descarte inadequado de embalagens e o nível de emissão de CO2. Em 2020, Crystal ganhou nova identidade visual e todas as peças de comunicação nos pontos de venda também passaram a ser confeccionadas com materiais totalmente reciclados e destinados para reciclagem após o uso. De acordo com a Coca-Cola FEMSA Brasil, detentora da marca, a estratégia de olhar para toda a cadeia de valor e acompanhar o ciclo de vida das embalagens gera valor social, ambiental e econômico a partir de um modelo de negócio sustentável.
Café
A marca Itamaraty é a mais lembrada dos londrinenses quando pensam em café. O Grupo 3 Corações, detentor da marca, tem um trabalho focado no consumidor final considerando a forte identidade da população local com os produtos da marca. O gerente comercial da filial Londrina, José Afonso Dias Vieira Júnior, lembra que a Itamaraty está presente na maioria dos pontos de consumo da cidade. “Em Londrina contamos com um Centro de Distribuição em que atuam 107 colaboradores diretos, sendo 78 ligados à área comercial, atendendo 4.791 pontos de venda de forma direta”, revela. Segundo ele, a marca Itamaraty cresceu 1,3% no mercado local na comparação entre 2022 e 2023, atingindo pico de 40% de share no mesmo período. “Esperamos continuar em crescimento contínuo com a marca Itamaraty, consolidando a liderança local, regional e nacional do Grupo 3 Corações no mercado do café torrado e moído”, completa.
Cerveja
“Estar entre as marcas mais lembradas pelos londrinenses é uma felicidade e o reconhecimento de um trabalho consistente”, comenta Cínthia Klumpp Magalhães, Diretora de Marketing da Skol, a marca que neste ano lidera o segmento cerveja. O slogan “a cerveja que desce redondo”, é uma expressão sinônimo da marca e reforça a leveza do seu DNA. “Esse mote se traduz também em como nos conectamos com nosso público, sempre com bom humor e diversão, tanto que nos tornamos referência nesses territórios”, afirma. A marca chegou no Brasil há quase 60 anos e está sempre atenta às demandas dos consumidores e tendências. “Um dos maiores desafios das marcas é estar presente na vida das pessoas de uma forma realmente relevante. Unindo consistência e nos mantendo atualizados, continuamos conquistando fãs e fazendo com que que Skol mantenha sua relevância e posição como uma das marcas mais valiosas do Brasil”, avalia a diretora.
Cerveja londrinense
Neste ano, duas marcas de cerveja made in Londrina disputam a liderança do consumidor como as mais lembradas no segmento, a veterana Amadeus e a estreante Spoller. Mais tradicional, a Spoller é produzida pela INBEB (Industrial Norte Paranaense de Bebidas) em um dos maiores parques industriais do Brasil, na região sul de Londrina, desde 2004. A empresa emprega 160 colaboradores diretos e possui 150 distribuidores, marcando presença em nove estados do Brasil. “Embora tenhamos pontos de venda em todo o Brasil, nossas raízes estão firmemente plantadas em Londrina. Estamos orgulhosos em fazer parte da história dos londrinenses, e animados para continuar a preencher os copos de todos os londrinenses com a excelência e todo o sabor que uma cerveja pode ter”, comenta Nilo Ferrari, diretor da empresa. A INBEB produz ainda as marcas Colina e Serras Gerais.
A Amadeus se apresenta como uma empresa jovem, moderna, inspirada pela arte e engajada com os próprios valores. “Oferecemos um atendimento personalizado, com vendedores próprios para cada nicho de mercado, sempre atentos às necessidades dos nossos clientes”, comenta Mariana Corezzi, diretora comercial da cervejaria. Comemorando oito anos, a Amadeus celebra o avanço que a tornou hoje parte de um Grupo, o NOSBEB, que contempla mais outra duas cervejarias “Estamos plantando o nosso próprio lúpulo, construindo nossa fábrica para receber cervejarias ciganas (rótulos que ainda não possuem fábrica própria) e desbravando o Brasil para que mais pessoas tenham acesso à cerveja produzida em Londrina”, revela.
Leite
A Lactalis, detentora da marca de leite Cativa, a mais lembrada dos londrinenses, é líder em captação de leite no Brasil, somando 2,9 bilhões de litros de leite/ano. Em constante expansão, mantém 21 unidades fabris espalhadas por oito estados. “A Cativa é uma marca de Londrina, com atuação muito forte na região, que sempre buscou reforçar laços locais. Ano após ano o leite Cativa vem se destacando por sua qualidade e, desde a aquisição da marca pela Lactalis, o trabalho de campo foi reforçado por meio de investimentos em extensão rural junto aos produtores rurais e cooperativas paranaenses, garantindo as características que fazem do Leite Cativa uma das marcas mais lembradas”, comenta Silvia Rodrigues Araújo, diretora de marketing. A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933. O grupo é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85,5 mil funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Além da Cativa, a Lactalis do Brasil opera com as marcas Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat.
Refrigerante
A Coca-Cola é a bebida mais vendida na história desde 1886 e reconhecida no Top de Marcas como a que primeiro vem à memória do consumidor, não só pela tradição, mas também pela capacidade de se renovar constantemente. Um dos indicadores de seu sucesso é a conexão estabelecida entre seu produto e o consumidor. Segundo a Coca-Cola FEMSA Brasil, fabricante Coca-Cola no Paraná e em mais seis estados do País, para que possa garantir a magia de cada momento, a marca se preocupa em entender quais são as necessidades de consumo do refrigerante Coca-Cola, para construir as melhores indicações de combinações e garantir sua presença em todas as ocasiões. A marca está alinhada às preferências, hábitos e estilos de vida dos consumidores por meio de um portfólio que oferece ampla gama de bebidas com gás, baixas em açúcar ou sem açúcar, e embalagens retornáveis. “Na Coca-Cola FEMSA, a sustentabilidade faz parte da nossa estratégia, o que nos permite cumprir nossa missão de transformar positivamente as comunidades em que atuamos. Temos o objetivo de engajar todos os públicos para, a partir de ações conjuntas, contribuir com a construção de um futuro sustentável”, afirmou.
Suco de Laranja
Hoje, o Suco Prat’s não é somente líder na memória do consumidor, mas também no segmento de suco pasteurizado em todo o país. Na opinião de Alexandre Janene Costa, diretor da empresa, o maior diferencial da marca é a qualidade, tanto da fruta, quanto da fabricação. Com um pomar próprio, a marca detém mais de mil alqueires de laranjas plantados no noroeste do Paraná. “Somos uma marca verdadeiramente paranaense, cheia de orgulho pela nossa história. Investimentos não param, sempre acreditando em oferecer o melhor para nossos consumidores. E além disso tudo, temos um produto verdadeiramente saudável, livre de conservantes”, comenta. Londrina foi o primeiro mercado consumidor. “O suco foi desenvolvido de acordo com o paladar, feedbacks e estudos locais. Vemos a Prats daqui 10 anos alcançando cada vez mais lares brasileiros”, diz.
Vinho
O Vinho Guaravera continua sendo a marca mais lembrada pelos londrinenses no segmento. A empresa é familiar, com mais de 70 anos no ramo vitivinícola, e especializada em vinhos de mesa elaborados com uvas produzidas em parreiras próprias na serra gaúcha. “As nossas cinco marcas de vinho, tem seu mix de uvas e personalidades próprias, carregando um pouco da nossa história e técnicas de cultivo de uva, aperfeiçoadas com o tempo e passadas de geração em geração”, explica Julio Cesar Gazzi, gerente de marketing. A lembrança, na opinião do executivo, também se justifica pelo alto padrão de qualidade e preços acessíveis ao longo de muitos anos. Tudo começou com a produção de uvas e elaboração de vinhos por Giordano Gazzi, no travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha (RS) em meados da década de 40. Mas foi na década de 90 que a Vinícola Guaravera iniciou suas atividades no distrito que leva o mesmo nome. “Ano após ano a Vinícola Guaravera vem gerando investimentos, consolidando seus mercados no Paraná e expandindo sua atuação para São Paulo e para o restante do Brasil. A expectativa para os próximos anos é de ampliação do nosso mix, com bebidas inovadoras e aumento das vendas”, comenta Gazzi.
Conheça as outras marcas vencedoras
Selecione as categorias abaixo e descubra quais são as marcas mais lembradas pelo consumidor em 2020 em 10 segmentos relevantes do mercado.